A indústria metalúrgica espanhola é uma das quatro mais importantes do sector na Europa. Por isso, a Associação Metalográfica Espanhola continua a sensibilizar para as vantagens e benefícios dos recipientes e fechos metálicos. A sua última iniciativa é a publicação do seu Relatório Corporativo 2022, que confirma a relevância do sector associado ao metal europeu, destacando as qualidades do material para garantir uma selagem eficaz e amiga do ambiente.
De acordo com Rafael Sanz, presidente da AME, todos estes benefícios estão representados no documento publicado. Apesar de 2022 ter sido um ano de desafios significativos num contexto global complexo em que as empresas tiveram de ultrapassar novos obstáculos”, diz Sanz, “o volume de negócios dos membros ultrapassou os 2 mil milhões de euros, graças à capacidade das nossas 30 empresas associadas e de mais 12 membros para continuarem a lutar nos tempos mais difíceis”.acrescentou ele.
A indústria espanhola está a crescer a um ritmo considerável, o que a torna uma das principais forças do sector industrial na Europa. 21% da produção de embalagens e fechos metálicos é exportada, tendo como principal destino outros países do continente. O segundo capítulo deste relatório é dedicado à sustentabilidade deste material e aos muitos outros benefícios das embalagens e fechos metálicos.

A Ecoembes mantém registos dos resíduos que chegam ao ecoponto, que revelam um número muito encorajador. 85,8% das embalagens domésticas leves feitas de metal são recicladas, voltando a entrar no ciclo de produção.

Ao longo do presente documento, é possível constatar algumas das realizações do sector ao longo do último ano. Todos estes desafios e actividades são levados a cabo com o compromisso de reduzir a pegada de carbono derivada da atividade do sector, seja em relação ao ambiente, à utilização de energia ou ao contacto com os alimentos, entre outras questões.

Além disso, a AME tem vindo a desenvolver uma série de alianças estratégicas ao longo dos anos, a fim de cumprir o seu objetivo de divulgar os muitos benefícios das embalagens e fechos metálicos. Através de parcerias como a Metal Packaging Europe, foi possível obter apoio para a atividade a nível europeu. Por outro lado, a cooperação com a Confemetal, Ecoacero, Confecoi, Cetie ou Packnet destina-se a representar todos os tipos de embalagens e fechos metálicos atualmente abrangidos pela Associação.
Além disso, a AME está empenhada nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, o que está expresso no seu relatório anual. O importante papel das embalagens e dos fechos metálicos na economia circular, a redução do desperdício alimentar, o aumento da eficiência através da inovação, a utilização de energias renováveis na produção ou o controlo da utilização da água são alguns exemplos em que o sector se tem concentrado na melhoria da sustentabilidade das suas actividades.

No domínio laboral, foi assinado em 2022 um novo Acordo Coletivo de Trabalho do Estado para a Indústria Metalúrgica e Transformadora de Embalagens Metálicas. Foi assinado por um período de três anos, com efeitos retroactivos a partir de 1 de janeiro de 2021.

Entre outras questões dignas de nota, este acordo foi celebrado com um aumento salarial anual de 2%; regulamentou as baixas por doença para familiares em primeiro e segundo grau, e incluiu a adaptação do acordo aos regulamentos sobre teletrabalho, registo de horas e igualdade, bem como ao Acordo Coletivo de Trabalho do Estado sobre contratação de trabalho. É o único acordo coletivo de trabalho neste domínio que adaptou a reforma do recrutamento aos seus interesses sectoriais.